terça-feira, 25 de dezembro de 2012

AVC!


O que é AVC?

Acidente vascular cerebral. Esse é o nome correto do que os leigos costumam chamar simplesmente de derrame, problema que responde por 10% das mortes no mundo a cada ano. Aliás, o nome que caiu na boca do povo é apenas um dos tipos desses ataques ao cérebro - o AVC hemorrágico - que nem sequer é o mais comum. Nele, um vaso se rompe e o sangue extravasa alagando uma área da massa cinzenta. Já no AVC isquêmico, que representa 80% dos casos, acontece algo parecido ao que ocorre no coração dos infartados: uma obstrução de uma artéria bloqueia o fluxo de sangue que deveria irrigar uma determinada região. Mas nos dois tipos o resultado é o mesmo: as células da área afetada morrem, causando diversas seqüelas. Dependendo do local da lesão, pode provocar desde a morte da pessoa até paralisias, problemas de fala, de visão, de memória, entre outros. Isso é uma realidade para 2/3 dos pacientes que sobrevivem a um ataque desses.

 

AVC Isquêmico

Nesses casos, sintomas como dificuldades de falar ou de compreensão, perda da sensibilidade nos membros e do equilíbrio se desenrolam em poucos minutos e vão piorando ao longo das horas. A falta de irrigação no cérebro pode ter dado algum sinal de aviso semanas ou até meses antes, na forma de um "mini-ataque", em que os sinais apareceram e sumiram de repente.
Dependendo da causa da obstrução, os isquêmicos podem ser de três tipos:
1. Trombótico - aqui o causador do entupimento é um coágulo formado numa artéria que irriga o cérebro devido à aterosclerose. Responde por 60% dos casos.
2. Por embolia - Em 20% dos casos o coágulo foi formado em outra parte do corpo e viajou até obstruir alguma artéria que leva sangue à massa cinzenta ou que fica por lá.
3. Insuficiência circulatória - aqui o problema é uma falha no coração, que deixa de bombear sangue corretamente levando à deficiência de circulação na cabeça. Isso explica por que um ataque do coração pode levar a um AVC.


AVC Hemorrágico


Este tipo é mais grave e de pior prognóstico. Por sorte responde pela minoria dos casos - cerca de 20% deles. É mais comum em jovens e pode vir acompanhado de uma forte dor de cabeça, náuseas e vômitos. Mas às vezes não dá nenhum sinal. Sabe-se que alguns hábitos, como fumar, usar contraceptivos orais (principalmente os que têm muito estrógeno) e o abuso de álcool e drogas favorecem esse tipo de ataque.
Há duas formas dessas hemorragias:
1. Sub-aracnóide - um vaso da superfície se rompe, derramando sangue no espaço entre o cérebro e o crânio. A causa mais comum é o rompimento de um aneurisma, as dilatações nas artérias que ficam cheias de sangue como um balão. Em geral o gatilho para esse estouro é a pressão alta.
2. Hemorragia intra-cerebral - o derramamento de sangue é no meio da massa cinzenta, normalmente por causa do envelhecimento dos vasos ou da hipertensão crônica. Só 10% dos AVC se enquadram aqui.


Fatores de risco

Os estudos mostram que o grupo mais vulnerável a um AVC engloba homens, com mais de 55 anos e histórico familiar da doença. Além disso, os fatores de risco são praticamente os mesmos que estão por trás de um infarto:
• Pressão alta - este o mais importante fator de risco que pode ser modificado
• Cigarro - ele diminui a oxigenação do sangue e lesa a parede dos vasos, facilitando a formação de coágulos. Em combinação com alguns contraceptivos orais, seu efeito é ainda pior.
• Diabete - a doença lesa a parede dos vasos, facilitando a formação de placas
• Entupimentos nas carótidas, as artérias do pescoço que levam o sangue ao cérebro
• Problemas cardíacos - a fibrilação, por exemplo, gera um descompasso nas batidas do coração que pode favorecer a formação de coágulos. Soltos na corrente sangüínea, podem ir parar no cérebro.
• Colesterol alto - conhecido formador de placas
• Sedentarismo
 Obesidade


Sinais

Fique atento a estes sinais. Você deve correr para um hospital imediatamente à menor suspeita deles:
• falta de sensibilidade ou fraqueza que surge de repente no rosto, no braço ou na perna, especialmente se for de um lado só do corpo
• confusão repentina, problemas para falar ou entender o que os outros dizem
• dificuldade de enxergar com um dos olhos
• dificuldade de caminhar, tonturas, perda do equilíbrio ou da coordenação
• forte dor de cabeça que surge de repente, sem causa aparente


Diagnóstico


Diante de uma suspeita de AVC, o médico geralmente pede uma tomografia ou uma ressonância magnética do cérebro. Esses exames mostram com exatidão a dimensão, a causa, o local e a gravidade da lesão. Também é possível fazer exames das artérias para ver a quantas anda o fluxo sangüíneo por lá.


Tratamento


Atualmente há drogas capazes de evitar a morte ou as seqüelas em  quem sofre um AVC. Elas desfazem os coágulos e reestabelecem prontamente a circulação. O grave porém é que, para surtirem efeito, devem ser ingeridas no máximo três horas depois do início do ataque. Daí a importância de reconhecer os sintomas e correr para o hospital ao menor sinal deles.
No caso dos hemorrágicos, os médicos lançam mão dos medicamentos para estancar o sangue e reduzir a inflamação que acontece logo depois. Dependendo da causa, pode ser necessário uma cirurgia para tratar um aneurisma ou eliminar um coágulo que tenha se formado com o derramamento de sangue.
Além disso, a reabilitação é fundamental para a recuperação de um AVC. Ela deve começar ainda no hospital e se prolongar pelo tempo que for preciso. É ela que vai permitir reconquistar habilidades como falar, comer e até andar. Normalmente é feita por fisioterapeutas e fonoaudiólogos, mas há programas que incluem até equitação e atividades na água.


Prevenção

Obs: faça muito exercício!

É perfeitamente possível prevenir 80% dos AVC. E não há nenhum mistério nisso. Basta controlar os fatores de risco. Isso significa:
• controlar sua pressão arterial. Não hesite em tratá-la se estiver alta

• verificar com um cardiologista se você tem alguma fibrilação atrial

• parar de fumar

• beber com moderação

• manter as taxas de colesterol no lugar

• se for diabético, manter a doença sob controle

• exercitar-se regularmente

• consumir pouco sal


Bom é isso, siga todas as dicas e fique longe do perigo!

Deixe seu comentário!! 
Ficaremos Gratas! :D

Óculos de sol protegem mesmo da ação nociva dos raios solares?

Nos dias ensolarados, usar óculos com filtro especial contra os raios deve estar no topo de suas prioridades. Quem se expõe ao sol sem proteção tende a sofrer com doenças como a catarata e a degeneração macular. É imprescindível que as lentes dos óculos de sol tenham filtro contra a radiação. Ou eles até farão mal. "Ao usar lentes escuras, as pupilas e as pálpebras se abrem, porque a luminosidade diminui e isso aumenta a penetração dos raios nocivos", descreve o oftalmologista Marcelo Martins Ferrero Júnior. 

Devemos usá-los todos os dias? Quem trabalha na rua ou vai passar muitas horas ao ar livre não pode abrir mão do acessório. Já as pessoas que costumam ficar em ambientes fechados não expõem seus olhos ao perigo com tanta frequência e intensidade. Mesmo assim, não custa lançar mão do seu par enquanto estiver se deslocando de um lugar a outro. 

Os óculos são válidos mesmo nos dias nublados? 
"Sim!", responde enfático o oftalmologista Renato Neves. "Da mesma maneira que a pele pode ficar bronzeada quando o céu está encoberto, os olhos também recebem a parcela da radiação que atravessa as nuvens", compara. 

Dá para confiar no selinho que indica que as lentes têm proteção? A olho nu não tem outro jeito, pois não dá para diferenciar os óculos protegidos de outros sem proteção. Mas existe uma máquina chamada fotômetro que mede a quantidade exata de radiação bloqueada pela lente. O aparelho está disponível em consultórios médicos e nas boas óticas do país. 

Lentes cor-de-rosa, azuis... Elas também protegem? 
O que conta mesmo é a presença daquela substância que bloqueia os raios ultravioleta, o que independe da cor das lentes. O fato de o tom ser mais escuro ou mais claro pouco importa nesse caso. O que alguns especialistas afirmam é que tonalidades capazes de distorcer demais as cores do mundo real acabam irritando os usuários. Mas essa é outra história. 

As lentes bem escuras são as mais indicadas? 
Mais uma vez, o que importa é se os óculos são ou não são protegidos contra a radiação solar. Lentes escuras são mais confortáveis para indivíduos com fotofobia, ou seja, que não suportam claridade. Não quer dizer que, sem filtro, protejam seus olhos dos efeitos cumulativos dos raios. Ao contrário. 

Os óculos que escurecem conforme a intensidade de luz são confiáveis? 
Qualquer tipo de lente, mesmo aquelas transparentes de grau ou as de contato, pode receber o tratamento anti-UV. Os modelos fotossensíveis, que mudam de tom conforme a claridade, não são exceção. E, com o devido filtro, podem ser uma boa para quem não gosta de ficar trocando de acessório. 

Aqueles óculos com lentes amarelas, vendidos a quem vai dirigir à noite, protegem os olhos do sol? A lente, seja ela qual for, é boa quando bloqueia pelo menos 99% dos raios solares nocivos. As amarelas e as marrons são, de fato, especialmente indicadas para quem vai dirigir. "São cores que neutralizam os tons do asfalto e da neblina", justifica Renato Neves. 
As crianças também precisam usar óculos de sol? 
"Com certeza!", responde Marcelo Martins Ferrero Júnior. "Não existe uma idade mínima para o uso do acessório. Assim que o pequeno começar a se expor ao sol já é hora de ganhar o seu par", acrescenta. "Mas é preciso ter bom senso", rebate o oftalmologista Élcio Sato. "Se a garotada só ficar sob o sol nos horários considerados seguros - até 10 da manhã e depois das 4 da tarde -, não há tanta necessidade, muito menos se estiver usando um chapéu ou um boné", comenta. 

Afinal, o que deve ser levado em consideração na hora de escolher o modelo? A proteção contra a radiação solar é obrigatória. Além disso, é importante que as lentes sejam de marca confiável. "Do contrário, independentemente da cor, elas podem distorcer a visão, causando dores de cabeça", alerta Élcio Sato. Outra dica é procurar na peça o selo da Abiótica - Associação Brasileira de Produtos e Equipamentos Ópticos -, que garante a procedência dos óculos. E, para evitar problemas no futuro, compre o seu par numa loja conhecida. "Dessa maneira, é possível reclamar de qualquer defeito", ensina Élcio Sato. 

Barreira efetiva 
segredo de um bom par de óculos de sol está em suas lentes. Algumas já recebem substâncias que bloqueiam os raios durante a sua fabricação. Outras passam por um tratamento depois de prontas no qual é aplicada uma substância transparente que tem a ação de um escudo. 

Entenda como o fotômetro mede a quantidade de radiação bloqueada pela lente O mecanismo é simples. Na parte de baixo do equipamento existe uma fonte de raios ultravioleta. Na superior, há um sensor que mede a porcentagem de radiação que vai de uma extremidade a outra. Quando uma lente é colocada entre esses dois pontos, o sensor marca a quantidade de raios UV que conseguiu atravessar o material.
               <b>1. Óculos de sol Giorgio Armani</b>, R$ 1.581,00 - em metal prata com haste em acetato com logo destacado, lente policarbonato cinza degradê<br /><br />
<b>2. Óculos de sol Ana Hickmann</b>, R$ 399,00 - hastes duo fashion (branca e animal print) e lentes em degradê de lilás <br /><br />
<b>3. Óculos de sol Atitude</b>, R$ 149,00 - modelo retrô, armação em metal branco e detalhe da armação passando na lente em metal e lentes em degradê de roxo
<br /><br />
*preços pesquisados em Dezembro de 2012

Feliz Natal!

Origem do Natal e o significado da comemoração: O Natal é uma data em que comemoramos o nascimento de Jesus Cristo. Na antiguidade, o Natal era comemorado em várias datas diferentes, pois não se sabia com exatidão a data do nascimento de Jesus. Foi somente no século IV, que o 25 de dezembro foi estabelecido como data oficial de comemoração. Na Roma Antiga, o 25 de dezembro era a data em que os romanos comemoravam o início do inverno. Portanto, acredita-se que haja uma relação deste fato com a oficialização da comemoração do Natal. As antigas comemorações de Natal costumavam durar até 12 dias, pois este foi o tempo que levou para os três reis Magos chegarem até a cidade de Nazaré e entregarem os presentes ao menino Jesus. Atualmente, as pessoas costumam desmontar as árvores e outras decorações natalinas em até 12 dias após o Natal. Do ponto de vista cronológico, o Natal é uma data de grande importância para o Ocidente, pois marca o ano 1 da nossa História. A Árvore de Natal e o Presépio: Em quase todos os países do mundo, as pessoas montam árvores de Natal para decorar casas e outros ambientes. Em conjunto com as decorações natalinas, as árvores proporcionam um clima especial neste período. Acredita-se que esta tradição começou em 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero. Certa noite, enquanto caminhava pela floresta, Lutero ficou impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve. As estrelas do céu ajudaram a compor a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvore em sua casa. Além das estrelas, algodão e outros enfeites, ele utilizou velas acesas para mostrar aos seus familiares a bela cena que havia presenciado na floresta. Esta tradição foi trazida para o continente americano por alguns alemães, que vieram moram na América durante o período colonial. No Brasil, país de maioria cristã, as árvores de Natal estão presentes em diversos lugares, pois além de decorar, representam um símbolo de alegria, paz e esperança. O presépio também representa uma importante decoração natalina. Ele mostra o cenário do nascimento de Jesus, ou seja, uma manjedoura, os animais, os reis Magos e os pais do menino. Esta tradição de montar presépios teve início com São Francisco de Assis, no século XIII. O Papai Noel - origem e tradição: Estudiosos afirmam que a figura do bom velhinho foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C. O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas. Foi transformado em santo (São Nicolau) após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele. A associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo. Nos Estados Unidos ganhou o nome de Santa Claus, no Brasil de Papai Noel e em Portugal de Pai Natal. Até o final do século XIX, o Papai Noel era representado com uma roupa de inverno na cor marrom. Porém, em 1881, uma campanha publicitária da Coca-Cola mostrou o bom velhinho com uma roupa, também de inverno, nas cores vermelha e branca (as cores do refrigerante) e com um garro vermelho com pompom branco. A campanha publicitária fez um grande sucesso e a nova imagem do Papai Noel espalhou-se rapidamente pelo mundo. 
                                                   

sábado, 8 de dezembro de 2012

Lingerie para a Passagem d'Ano

                                      Lingerie para a Passagem d'Ano


A superstição por vezes leva a melhor quanto à escolha da lingerie para a noite da Passagem d'Ano.

A sugestão do Consultório de Moda vai para a marca Simel, óptima escolha quer para preço, quer para modelos.

Não esqueça que a lingerie implica ter em conta o vestuário que irá vestir:

- modelos cai-cai
- decotes profundos
- alcinhas
- costas abertas

Cabelos moda 2013


Cabelos Moda 2013

Chegando junto as tendências da moda, os cabelos 2013 oferece cores e cortes que sensualiza sua beleza.


Muito vistos no quarto dia da São Paulo Fashion Week Verão 2013, as novas tendências para o cabelo chega para sensualizar ainda maia a beleza da mulher brasileira. Afim sempre de mudanças para diferenciar seu estilo a aposta para os cabelos oferece muitas opções.
No desfile foi visto diferentes tipos de corte e também cores, porém vamos ditar os cortes que mais chamou a atenção no qual segundo cabeleireiros profissionais será fortíssima tendência. Os cabelos cacheados trás cortes medianos em tonalidades mel e castanho.

O liso e comportando não fica fora e oferece a tonalidade loira platinada e castanhos naturais com pontas levemente claras. O corte é um pouco abaixo dos ombros com fios retos sem ao menos um repicado apenas com ondulações nas pontas.
O leve topete em cabelos curtos realmente é um charme, e chamou muito a atenção no desfile, sendo uma forte tendência para mulheres que não abre mão do cabelo curtinho, as tonalidades vistas foram: loiro e castanho natural.

Cabelos Moda 2013:


Makes e esmaltes em adesivos

                                                    Makes e esmaltes em adesivos 

maquiagem em adeviso é ideal para quem se apavora com frases do tipo "em cinco minutos, estou passando ai". Conhecida também como maquiagem instantânea, os makes em adesivos já estão disponíveis nas versões delineador, esmalte(com as mais diversas estampas), batom e até sombras. 
Se ficar na dúvida em como aplicar a maquiagem em adesivo, saiba que alguns fabricantes disponibilizam tutorias nos próprios sites de como fazer o make e ter o efeito da maquiagem, que geralmente demora para ser feita, aplicada em minutos!
A onda pegou Eliana e Sabrina Sato, que assinaram coleções de esmaltes adesivos com a marca brasileira especializada no assunto, Tenshi. Em 2011, a Dior também trouxe para o mercado os delineadores adesivos, com edição limitada (e a gente torce para que os adesivos voltem).
No mercado internacional, algumas marcas especializadas em sombras adesivas disponibilizam vendas online para o Brasil, ou por revendedoras brasileiras. As opções seguem as tendências criativas: cores mescladas, degradês, com estampa, enfim, alternativas é que não falta.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Como escolher seus oculos de grau !

                                SAIBA MAIS PARA QUE NA HORA VC NÃO ERRE !

O óculos de grau ideal para cada pessoa. Foto:Divulgação

Quem é que tem problemas de visão, e que nunca teve dificuldades para comprar um óculos de grau? Quase todo mundo que precisa usar esse tipo de acessório, com certeza já enfrentou um certo dilema na hora da escolha dos óculos novos.

E não é para menos, que as pessoas sintam dúvidas quanto a isso, afinal, quem utiliza óculos de grau, costuma passar tanto tempo com eles, que esses passam a fazer parte do visual do indivíduo. Por isso, o momento da escolha da peça é tão importante, já que escolher o modelo certo, pode fazer toda diferença. 

O fator mais importante a ser analisado, na hora da escolha de seus novos modelos de óculos, é saber identificar sua personalidade e transmiti-la a eles.

Por exemplo, as pessoas mais soltas, falantes e extrovertidas, devem buscar peças mais coloridas. Já aquelas tímidas e quietas, é aconselhável que prefiram as armações menos chamativas.

Existem alguns cuidados antes da compra de novos óculos de graus, esses que devem ser seguidos por todos. Como por exemplo, quanto as pupilas(bolinha preta no centro do olho): devem ser alinhadas, ou seja, ficando localizadas no centro do aro do óculos.
Essas são dicas simples, porém válidas, e que todos deveriam levá-las em consideração, porém, existem outras mais especificas, para cada estereótipo.

Caresse d'Orchidees - óculos em ouro maciço da Cartier. Foto:Ralcoh
Caresse d'Orchidees - óculos em ouro maciço da Cartier. Foto:Ralcoh
Caresse d'Orchidees - Orquídeas e diamantes . Foto:Ralcoh
Caresse d'Orchidees - Orquídeas e diamantes . Foto:Ralcoh


As pessoas de estrutura maior é aconselhável que dêem preferência por peças pequenas, já que os modelos um pouco maiores podem entrar em contato com a pele e machucar o rosto de quem está usando esses óculos. Já aquelas de estrutura menor: as pessoas mais magras e com rostos delicados, busquem valorizar sua beleza. Para isso, os óculos mais aconselháveis são os comarmações discretas, nada que possua muito excesso.

Modelo “R de Cartier” mistura madeira Africana e joalheria Francesa.. Foto:Ralcoh
Modelo “R de Cartier” mistura madeira Africana e joalheria Francesa.. Foto:Ralcoh
Inspirado no carro Roadster, óculos Cartier ressalta hastes em madeira preciosa. Foto:Ralcoh
Inspirado no carro Roadster, óculos Cartier ressalta hastes em madeira preciosa. Foto:Ralcoh


Para as pessoas que não são muito altas precisam ficar atentas, para não comprar um modelo de óculos grande de mais, já que esses podem deixá-las menores ainda. Por isso, a dica para as “baixinhas” que querem um óculos diferenciado, é tentar variar na cor. Porém quem pode ousar, são aqueles que a altura não é problema, pois podem apostar em acessórios desse tipo exótico, desde que esse seja adequado para o seu tipo de rosto.

MB118 B1 - Óculos semi-flutuantes Mercedes-Benz conquistam olhares. Foto:Ralcoh
MB118 B1 - Óculos semi-flutuantes Mercedes-Benz conquistam olhares. Foto:Ralcoh
MB118 B2 - Óculos semi-flutuantes Mercedes-Benz conquistam olhares. Foto:Ralcoh
MB118 B2 - Óculos semi-flutuantes Mercedes-Benz conquistam olhares. Foto:Ralcoh


Outro fator importante são os cabelos ou falta deles, é recomendado que não cubram toda sobrancelha, pois a parte superior dela deve ficar sempre amostra. Para quem tem franja, por exemplo, deve fugir dos óculos grandes, já que a dica, é que os cabelos não se encostem ao acessório. E é aí, que as pessoas calvas saem ganhando, já que quase todos modelos de óculos se encaixam perfeitamente com o rosto desse tipo de pessoa e faz isso com muita personalidade.

MB113 B1 - Óculos semi-flutuantes Mercedes-Benz conquistam olhares. Foto:Ralcoh
MB113 B1 - Óculos semi-flutuantes Mercedes-Benz conquistam olhares. Foto:Ralcoh
MB113 B2 - Óculos semi-flutuantes Mercedes-Benz conquistam olhares. Foto:Ralcoh
MB113 B2 - Óculos semi-flutuantes Mercedes-Benz conquistam olhares. Foto:Ralcoh


Quem possui um grau elevado de deficiência visual, devem optar por peças com lentes finas e que tenham anti-reflexo. Com isso dá para disfarçar bem as imperfeições do olho. Outra dica para esse tipo de pessoa é dar preferência as armações com o diâmetro reduzido.

O formato do rosto também merece uma atenção especial para escolha dos óculos de grau ideal. Por exemplo: as pessoas com rostos redondos busquem escolher aa peças com armações quadradas e feitas em linhas retas. Já aqueles que têm rostos quadrados, a melhor opção são óculos comarmações de aros e laterais retangulares.

Formato de Rosto: Triangular e Oval  . Foto:Divulgação
Formato de Rosto: Triangular e Oval . Foto:Divulgação
Formato de Rosto: Quadrado e Redondo. Foto:Divulgação
Formato de Rosto: Quadrado e Redondo. Foto:Divulgação


Os que nasceram com rostos triangulares, dêem preferência as armações, ovais, redondas ou estreitas, feitas com aros inferiores curtos e retos. E quem não precisa se preocupar tanto com o tipo de armação e lente são aqueles que possuem o rosto oval, já que esse tipo de rosto combina com quase todas as variações de óculos, por isso basta usar a imaginação.

Essas são apenas algumas dicas de especialista que contribuem para encontrar o modelo certo. Porém, o que realmente importa na hora da escolha dos óculos ideal é se sentir bem consigo mesmo, e com acessório, pois, ele passará a fazer parte integrante do seu visual cotidiano.